Visita de estudo dos alunos do Colégio do Oriente (Parque das Nações, Lisboa) a laboratórios do CHUC





O grupo de 36 alunos e duas Professoras, liderado pelo Coordenador do Departamento de Ciências Exactas e Naturais do Colégio, Professor João Craveiro, foi recebido pelo Dr. Carlos Santos, Presidente do Conselho de Administração do CHUC, e pelo Dr. Pedro Lopes, Director do Gabinete de Internacionalização, responsável pela organização da visita.

Os alunos visitaram o Laboratório de Análises Clínicas e o Laboratório de Medicina da Reprodução, no Edifício S. Jerónimo.

No Laboratório de Análises Clínicas foram acompanhados na ala da Microbiologia pela Dr.ª Catarina Chaves e na ala de Química pelo Dr. João Frade. Fizeram sucesso os sofisticados aparelhos robotizados e os cheiros surpreendentes das diferentes bactérias!

No Laboratório de Medicina da Reprodução, a visita pedagógica conduzida pela Dr.ª Alexandra Carvalho culminou com dois momentos inesperados e inesquecíveis: a observação de espermatozoides ao microscópio e uma experiência refrescante para um dia quente: mergulhar a mão nos vapores de azoto líquido! O azoto líquido atinge quase -200°C e é usado no processo de congelação e para manter criopreservados os embriões, ovócitos e espermatozoides!

Os alunos regressaram a Lisboa tão encantados com o que viram, que alguns deles querem vir estudar para Coimbra!

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

"A ADSE é hoje o maior e mais completo sistema voluntário de proteção na doença em Portugal. Este sistema acompanha os desafios gerais dos sistemas de saúde dos países de elevada renda: envelhecimento