Simpósio de Trauma e Cirurgia de Emergência refletiu sobre formação cirúrgica



Decorreu em Santarém, no dia 24 de Junho, o Simpósio de Simpósio de Trauma e Cirurgia de Emergência (TESS), que encerra o curso DSTC - Definitive Trauma Surgical Care (DSTC), e que decorreu na Estação Zootécnica Nacional, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

O curso DSTC reuniu, durante três dias, cirurgiões, anestesistas e enfermeiros de bloco operatório, proporcionando a atualização e aperfeiçoamento de técnicas no tratamento operatório do doente traumatizado grave. Neste simpósio, organizado pela Associação Lusitânia de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC), foram debatidos temas como a relevância da formação cirúrgica em modelo animal, o trabalho de equipa em ambiente cirúrgico e novos modelos de formação cirúrgica.


O curso contou com um grupo de instrutores nacionais e internacionais, alguns dos quais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e consistiu em sessões teóricas, discussão de casos clínicos e uma sessão em laboratório cirúrgico, sob rigoroso controle veterinário, para treino de técnicas cirúrgicas de controle de dano.


Em paralelo ao DSTC decorreu igualmente um curso de enfermeiros de bloco operatório, o Definitive Perioperative Nurse Trauma Care (DpNTC) e um curso de anestesistas, o Definitive Anesthetic Trauma Care. Deste modo foi recriado, em ambiente simulado, o trabalho de equipa indispensável ao adequado tratamento intraoperatório do doente de trauma grave. Estes cursos incluíram também elementos do CHUC na equipa de formadores.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

"A ADSE é hoje o maior e mais completo sistema voluntário de proteção na doença em Portugal. Este sistema acompanha os desafios gerais dos sistemas de saúde dos países de elevada renda: envelhecimento