top of page

Projeto Outdoor Against Cancer - Connects Us



A terceira reunião do projeto europeu OACCUs (Outdoor Against Cancer - Connects Us), projeto co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa EU4Health e do Plano Europeu de Combate ao Cancro, decorreu em Munique, Alemanha, nos dias 30 e 31 de março. Este projeto envolve um total de 14 parceiros de 6 estados-membros da União Europeia: Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Suécia e Portugal. Recordamos que em Portugal fazem parte do consórcio o CHUC, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Os principais objetivos deste projeto são os seguintes: - Criar uma rede europeia de Jovens Sobreviventes de Cancro (grupo etário dos 15 aos 39 anos); - Estimular a adoção de um estilo de vida saudável através da promoção de atividades ao ar livre para melhoria da qualidade de vida nestes jovens sobreviventes de cancro; - Consciencializar para os benefícios da prática de atividade física em ambiente saudável, bem-estar psicológico e alimentação equilibrada; - Melhorar as competências dos jovens sobreviventes de cancro nas áreas do desporto, nutrição, psicoeducação e ambiente.

Para além da monitorização e planeamento de atividades para a consecução dos objetivos do projeto e delineamento dos próximos passos, houve a possibilidade de conhecer o trabalho da EU-CAYAS-Net. A criação de sinergias com outros parceiros, potencia positivamente a capacidade para se alcançarem resultados mais sustentáveis e este projeto é bem o exemplo disso, pois centra-se numa Rede Europeia de Jovens Sobreviventes de Cancro (European Network of Youth Cancer Survivors), que reúne as organizações existentes das partes interessadas e, através desta rede, pugna por melhorar e influenciar a participação em redes sociais e desenvolver programas adaptados às suas necessidades. Trata-se de uma Plataforma que visa melhorar as ligações entre indivíduos, doentes, sobreviventes de cancro, prestadores de cuidados, investigadores, profissionais sociais e de saúde com atividade na prevenção e cuidados de saúde na área do cancro em toda a União Europeia. Acreditamos que o estabelecimento de redes multidisciplinares de intervenção e educação na promoção de estilos de vida saudáveis, podem contribuir para reduzir o risco de outras doenças nos jovens sobreviventes de cancro e acrescentar valor aos cuidados de saúde e bem-estar da população, em geral. Mais informações disponíveis em: https://oac-connect.eu.

198 visualizações0 comentário