Ortopedia realiza, pela primeira vez, cirurgia ao membro superior e inferior em doente vítima de AVC


A equipa do Sector da Mão, do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), realizou ontem, dia 24 de março, pela primeira vez, no mesmo tempo operatório, uma cirurgia ao membro superior e membro inferior, em doente do foro neurológico, para reanimação tanto da mão, cotovelo e ombro, como da perna e pé, cirurgia que foi efectuada com recurso a técnicas de microcirurgia e de reconstrução tendinosa.


José Alexandre Marques, ortopedista responsável por este tipo de cirurgias, refere que “esta cirurgia realizada em doente vítima de AVC vai permitir, após um período de reabilitação pós-cirúrgica, uma melhoria postural e funcional dos membros afectados, resultando numa melhor qualidade de vida para o doente.”


O Serviço de Ortopedia do CHUC realiza este tipo de cirurgias desde 2018 tendo, inclusive, celebrado um protocolo de cooperação com o Centro de Reabilitação Rovisco Pais, de modo a poder melhorar as sequelas de doentes com grandes incapacidades funcionais.


As cirurgias são realizadas na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do CHUC, permitindo ao doente ter alta até 24h, após a cirurgia.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

"A ADSE é hoje o maior e mais completo sistema voluntário de proteção na doença em Portugal. Este sistema acompanha os desafios gerais dos sistemas de saúde dos países de elevada renda: envelhecimento