Médico do CHUC integra grupo de peritos para elaboração de guideline internacional


O médico especialista de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), João Mariano Pego, aceitou, recentemente, o convite para integrar grupo de peritos responsável pela elaboração da Guideline do International Council for Standardization in Haematology (ICSH) para Testes Globais de Coagulação (Testes Viscoelásticos).


“Os testes viscoelásticos são testes que fornecem informação global sobre a dinâmica do desenvolvimento, estabilização e dissolução dos coágulos que refletem a hemóstase in vivo”, explica João Mariano Pego. E prossegue dando nota que “estes testes podem contribuir para avaliar riscos e fenómenos hemorrágicos e trombóticos, portanto, úteis em diversas situações, nomeadamente: traumatismo, grande cirurgia (incluindo cirurgia de transplantação hepática, cirurgia cardíaca, entre outras), gravidez, avaliação da função plaquetária, perturbações hipercoaguláveis, coagulopatia associada à COVID-19, coagulação intravascular disseminada, investigação de indivíduos com uma doença hemorrágica não classificada, entre outros”.


O grupo de peritos de que agora também faz parte o médico do CHUC, João Mariano Pego, inclui mais cinco médicos, dois dos Estados Unidos, um da Austrália, um da Inglaterra e um da Irlanda.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

"A ADSE é hoje o maior e mais completo sistema voluntário de proteção na doença em Portugal. Este sistema acompanha os desafios gerais dos sistemas de saúde dos países de elevada renda: envelhecimento