
Ao longo da tarde de ontem, dia 21 de março, em que se celebrou o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore, decorreu o evento “Saúde Mental e os Espaços Verdes” no Hospital Sobral Cid do #CHUC, uma parceria entre o CHUC e uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).
O Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRIP), Horácio Firmino, na abertura do evento falou sobre a importância que o contacto com as atividades artísticas e a natureza têm na saúde mental e o quanto podem contribuir para a melhoria da depressão, para o desenvolvimento cognitivo e para a concentração.
Durante o evento, para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, procedeu à plantação de um jacarandá, árvore proveniente das regiões secas da América do Sul, de porte médio, com flores de cor azul-violácea. O Dia Mundial da Poesia foi assinalado com a leitura de um poema de um doente.
O evento incluiu a apresentação do Percurso e do Guia do Parque Botânico Manuela Mendonça por Manuela Grazina, da FMUC, e uma visita guiada por Célia Cabral, da FMUC que, num percurso descontraído e muito elucidativo foi apresentado o circuito de 21 plantas que fazem parte da riqueza natural do Hospital Sobral Cid.
Foi uma tarde muito enriquecedora, marcada pela tranquilidade do contacto com a natureza!