top of page

CHUC realiza primeira miotomia endoscópica



O Serviço de Gastrenterologia do #CHUC realizou recentemente, o primeiro tratamento por endoscopia digestiva a um doente com acalásia (Peroral Endoscopic Myotomy - POEM).

A acalásia é uma doença que afeta o aparelho digestivo não permitindo a deglutição dos alimentos o que leva a grande desconforto e redução da qualidade vida dos portadores desta patologia. Esta situação ocorre porque o esófago está afetado e não permite que os alimentos cheguem com facilidade ao estômago. Com esta técnica, em que, por via endoscópica, se procede à realização da miotomia no esfíncter esofágico inferior, é possível alcançar bons resultados na resolução da sintomatologia disfágica que os doentes portadores desta patologia apresentam.

A introdução da miotomia endoscópica no CHUC para tratamento da acalásia “é, seguramente, um importante progresso na panóplia de serviços de endoscopia avançada a juntar aos que temos disponíveis no Serviço de Gastrenterologia do CHUC”, refere Pedro Narra Figueiredo, Diretor do Serviço.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page