
Na passada semana de julho foi realizada no Serviço de Ortopedia o primeiro procedimento de cirurgia artroscópica da anca.

Esta técnica, já praticada há algum tempo em Portugal noutras instituições, permite aumentar as opções terapêuticas oferecidas a doentes com patologia da anca, permitindo o tratamento por cirurgia minimamente invasiva como por exemplo em certos casos conflito femoroacetabular, lesões do labrum acetabular. É realizada sob anestesia e com recurso a pequenas incisões, o que permite o internamento apenas no próprio dia da cirurgia, regressando o doente a sua casa em menos de 24 horas.
A cirurgia foi efetuada por uma equipa liderada pelo Dr. Paulo Costa e Dr. Luís Maximino (CHUC) e contou com o apoio do Dr. Fernando Leal (The Porto Hip Unit), unidade privada com grande experiência neste tipo de cirurgias, que de forma graciosa tem apoiado a nossa equipa da anca na introdução desta opção terapêutica.
Com a introdução da técnica cresce o número de opções terapêuticas fornecidas aos doentes que procuram o Serviço de Ortopedia, na área da anca, colocando-o a par dos melhores centros de referência na patologia da anca.
