CHUC integra projeto que conquistou 2,5 milhões de euros para apoiar jovens sobreviventes de cancro


Foto do grupo da reunião de início do projeto OACCUs em Estocolmo - junho 2022


O projeto europeu “Outdoor Against Cancer Connects Us” (OACCUs), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa EU4Health, conquistou um financiamento de cerca de 2,5 milhões de euros. Trata-se de um programa que apoia iniciativas na área da saúde, que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra juntamente com 14 parceiros oriundos de 6 países europeus (Suécia, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália e Portugal).


O projeto arrancou no passado mês de junho e vai estender-se até dezembro de 2023. Tem como objetivos centrais apoiar jovens sobreviventes de cancro, através da criação de ferramentas para a promoção de um estilo de vida saudável e quebrar o estigma associado a sobreviventes desta doença. O foco está em aumentar a sua qualidade de vida através de um estilo de vida saudável, ligando o grupo alvo a nível europeu, assegurando que os jovens europeus, uma vez diagnosticados com cancro, possam continuar a viver uma vida mental e fisicamente saudável e orientada para o futuro.


Um dos objetivos do projeto é capacitar jovens sobreviventes de cancro, suas famílias e amigos, desenvolvendo e sustentando uma rede de jovens sobreviventes de cancro. Aponta para quatro pilares centrais: a) desporto e exercício ao ar livre; b) psicoeducação; c) nutrição saudável; d) um ambiente saudável (ou um estilo de vida sustentável). A consecução destes objetivos será apoiada através da interação e intercâmbio com pares, outros sobreviventes de cancro, familiares, amigos e organizações de saúde dos países participantes no projeto, (universidades, organizações de jovens sobreviventes de cancro, ONG).


Os principais resultados a alcançar com este projeto, serão: a) uma rede de jovens dinâmica e sustentável; b) a formação de numerosos embaixadores e monitores como facilitadores para o crescimento desta rede; c) a disponibilização de uma aplicação do OACCUs para envolver e colocar em contacto os jovens participantes.


Fazem parte deste consórcio as instituições portuguesas: Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) (através do Serviço de Oncologia Pediátrica, com a colaboração de Dr. Manuel Brito e Dra Sónia Silva, Profª Guiomar Oliveira diretora do Departamento de Pediatria do CHUC e docente da FMUC), a Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro).


A missão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é prestar cuidados de saúde diferenciados e de alta qualidade aos cidadãos. Embora os cuidados hospitalares se concentrem principalmente na prevenção terciária, os profissionais de saúde procuram integrar na sua prática clínica diária a promoção de estilos de vida que reduzam o risco de recidiva ou aparecimento de nova doença oncológica. A participação do CHUC no projeto OACCUs representa uma oportunidade de acrescentar valor aos cuidados de saúde e bem-estar da população, através do estabelecimento de redes multidisciplinares de intervenção e educação na promoção de estilos de vida saudáveis.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

"A ADSE é hoje o maior e mais completo sistema voluntário de proteção na doença em Portugal. Este sistema acompanha os desafios gerais dos sistemas de saúde dos países de elevada renda: envelhecimento