top of page

CHUC e UC celebram protocolo no âmbito da criação de curso de intervenção em emergência e catástrofe


O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinou, enquanto entidade parceira, protocolo com a Universidade de Coimbra (UC), no âmbito da criação, pela UC, do "Curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe". Esta formação visa preparar profissionais de diferentes áreas para melhor atuação em cenários de catástrofes e emergência.

A especialização envolve quatro entidades parceiras - Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM), Instituto Universitário Militar (IUM), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC).


O curso tem uma componente teórico-prática, uma carga horária de cerca de 100h e compreende dois percursos especializados no contexto de atuação em emergência e catástrofe:


1 - Resposta em Saúde (com dupla certificação pela UC, pelo Serviço de Formação do CHUC, entidade acreditada na área de formação pelo Ministério da Saúde-ACSS, IP, no curso de suporte avançado de vida (SAV) e equipas de trauma, e pelo INEM na valência SAV).;


2 - Riscos Territoriais.


O curso é dirigido a médicos, enfermeiros, psicólogos, engenheiros, elementos das Forças Armadas, Proteção Civil e jornalistas. As inscrições estão abertas a partir de 16 de janeiro de 2023. O curso, para 30 formandos (15 em cada ramo de especialização), terá início no final do mês de fevereiro de 2023.



161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page