CHUC | conjunto de investimentos feitos no polo HG ultrapassa os 4 milhões de euros



Em linha com o definido no Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a nova missão assistencial do Hospital Geral (HG) enquanto polo do CHUC, tem uma oferta específica, coerente e não redundante de cuidados assistenciais, integrada no todo dos cuidados hospitalares prestados pelo CHUC, missão assistencial que tem vindo a ser concretizada progressivamente.


Até à data, foi possível preparar e executar um conjunto de investimentos no Hospital Geral, ao nível da requalificação das infraestruturas e também na substituição de equipamentos, num total de investimento que excede os quatro milhões de euros. Deste investimento total, um milhão de euros foi investido durante o período da pandemia (Covid-19) para substituição de equipamento médico em diversas áreas, equipamentos para os blocos operatórios e unidade de cirurgia de ambulatório, otorrinolaringologia, centro de medicina do sono, imagiologia, entre outros.


Destaca-se o investimento feito na vertente de ambulatório como, a requalificação da área da Medicina Física e Reabilitação e a conclusão da obra da Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória, que entrará em funcionamento ainda este mês, financiada pelo Programa de Valorização e Integração do Percurso do Utente (PIIC). Foi também possível criar as condições para a concentração da Unidade Funcional do Pé Diabético nas instalações do Hospital de Dia.


Na vertente de internamento, encontra-se concluída a requalificação da antiga unidade de internamento de traumatologia, que a partir deste mês passará a acolher 18 camas de cirurgia geral. Também no dia 29 de agosto 2022 se deu início à obra de requalificação da unidade de internamento de Cardiologia e Unidade de Cuidados Intermédios Coronários.


Encontra-se em fase de adjudicação a empreitada para a requalificação da unidade de internamento que albergou durante mais de 24 meses os doentes com SARS-Cov-2, que passará a ser uma unidade de internamento com 16 camas de Ortopedia.


Transversalmente foram sendo executadas algumas componentes do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), tendo-se já efetivado a substituição de todas as luminárias por tecnologia LED e sensores de movimento e a primeira fase da substituição de vãos envidraçados, melhorias que concorrem para a redução do consumo energético e a melhoria das condições de trabalho.


Ainda durante o mês de setembro vão iniciar-se outras empreitadas no âmbito da eficiência energética, como a colocação de painéis solares fotovoltaicos, substituição do sistema de aquecimento e arrefecimento de águas sanitárias e climatização bem como o sistema de gestão das instalações técnicas, assim como a última fase da substituição dos vãos envidraçados.


Registe-se, ainda, que no próximo mês de outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária comemora um ano de existência, tendo sido previamente requalificado o espaço físico para acomodar a equipa e toda a logística desta nova e importante linha de actividade do CHUC, a funcionar também no polo HG.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

"A ADSE é hoje o maior e mais completo sistema voluntário de proteção na doença em Portugal. Este sistema acompanha os desafios gerais dos sistemas de saúde dos países de elevada renda: envelhecimento